Siga os passos e continue sua inscrição!
Preencha seus dados e, na próxima página, escolha o seu curso e conclua a inscrição.
Prova presencial de com 50 questões de múltipla escola + redação.
Duração: 4h | Taxa de inscrição: R$ 265 | presencial e integral.
Prova presencial de redação.
Duração: 2h | Taxa de inscrição: R$ 65 | presencial, semipresencial e EAD.
Escolha o curso que corresponde às suas expectativas.
Atividades realizadas principalmente de forma presencial, na Universidade ou em outros espaços de aprendizagem e prática profissional.
Combina aulas presenciais duas ou três vezes na semana com atividades on-line, oferecendo mais flexibilidade sem abrir mão da vivência acadêmica. Importante: todas as atividades práticas ocorrem de forma presencial.
Aulas e atividades são realizadas a distância, em ambiente virtual, permitindo estudar com mais flexibilidade de local e horário.
Mais de 35 mil profissionais já levaram a UFN com eles. Agora é a sua vez.
Mestres e Doutores
Professores com experiência técnica e prática no mercado de trabalho.
Acesse aulas e materiais em uma plataforma intuitiva, e conte com tutores que acompanham o seu progresso.
Quatro cursos agora são semipresenciais e à noite: Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Radiologia.
Você organiza seus estudos de acordo com a sua rotina, conciliando faculdade, trabalho e vida pessoal, sem abrir mão da experiência de estar na universidade.
Conheça as bolsas e financiamentos disponíveis para você.
As inscrições ocorrem do dia 5 de outubro até o dia 9 de novembro de 2026, encerrando-se às 23h59min (horário de Brasília).
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, por meio do site da UFN. O candidato deve preencher o Formulário Eletrônico e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito por meio de:
O boleto tem vencimento em 3 dias após a emissão, para todos os cursos.
Para inscrições realizadas no dia 9 de novembro de 2026, o boleto bancário será emitido com vencimento para o dia 10 de novembro de 2026.
Caso o pagamento não seja efetuado até o vencimento original, o candidato poderá emitir a segunda via do boleto no sistema até o dia 9 de novembro de 2026, sendo o dia 10 de novembro de 2026 a data-limite e improrrogável para a quitação definitiva da taxa de inscrição.
O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas — em virtude de deficiência (PcD), transtornos do desenvolvimento (TEA, TDAH, DDA), condição de gestante/lactante ou outras necessidades educativas específicas — deverá formalizar a solicitação no ato da inscrição, até 9 de novembro de 2026, via Formulário Eletrônico, disponível na página do Vestibular.
Para requerer o atendimento especial, o candidato deverá anexar digitalmente laudo ou atestado médico legível, emitido por um(a) médico(a), descrevendo as limitações e indicando as adaptações necessárias.
Sim. O direito ao uso do Nome Social é garantido em todas as fases, devendo ser informado pelo candidato no momento da inscrição.
Os candidatos receberão um e-mail de confirmação no endereço eletrônico indicado no ato da inscrição, após o pagamento da taxa. A confirmação pode levar de 2 a 3 dias úteis, dependendo da forma de pagamento escolhida.
A consulta individual à homologação das inscrições estará disponível na página do Vestibular no dia 12 de novembro de 2026.
A relação candidato/vaga estará disponível a partir do dia 12 de novembro de 2026.
O acesso pode ser realizado pelo botão “Consulte o local de prova”.
Ambas as provas (Medicina e demais cursos) ocorrerão no dia 23 de novembro de 2026, com início às 13h30min.
Os candidatos devem se apresentar no local de prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência do início da prova.
A prova será realizada no Conjunto III da UFN, com acesso pela Rua Duque de Caxias, nº 789, bairro Rosário, em Santa Maria/RS.
Os locais de prova estarão disponíveis no botão “Consulte o local de prova”, a partir do dia 12 de novembro de 2026, às 18h30min, na página do Vestibular.
São 50 questões de múltipla escolha divididas igualmente (5 questões cada) entre:
A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com extensão entre 20 e 27 linhas.
Atenção: o candidato que obtiver nota 0 será eliminado. Marcas que permitam a identificação do candidato na folha definitiva também zeram a prova.
É necessário apresentar um documento de identificação original com foto (ou digital, via aplicativo oficial) e utilizar caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.
Sim. Para uso do RG Digital, CIN Digital e CNH Digital como identificação na entrada da sala, o candidato deverá apresentar o documento por meio do aplicativo oficial, não sendo aceitas capturas de tela, fotos ou impressões. Depois da entrada na sala de prova, o uso do celular não será permitido.
Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, calculadoras), protetores auriculares ou materiais de consulta. Celulares devem ser desligados e guardados em embalagem fornecida pela UFN.
O Ponto de Corte será divulgado pela UFN na página do Vestibular, no dia 25 de novembro de 2026.
Para fins de classificação no Processo Seletivo, serão corrigidas as redações dos candidatos classificados na Prova Objetiva até a posição equivalente a seis (6) vezes o número de vagas ofertadas para o curso, garantindo-se a correção de todos os candidatos empatados nessa última posição.
A prova de Medicina, assim como o seu Gabarito Preliminar, serão disponibilizados pela UFN na página do Vestibular, às 18h30min do dia 23 de novembro de 2026.
Sim. O candidato participante do Vestibular de Medicina poderá interpor recurso para:
Não serão aceitos, em hipótese alguma, pedidos de revisão da correção ou pleito contra o tema proposto para a Prova de Redação.
O recurso deverá ser submetido até as 8h do dia 24 de novembro de 2026, por meio exclusivo do Formulário Eletrônico próprio, disponível na página do Vestibular.
Não. Não serão disponibilizados ao candidato a Folha de Redação Definitiva, em formato impresso ou digital, o rascunho da Prova de Redação e o parecer avaliativo da banca de correção.
A Declaração de Participação será disponibilizada no dia 25 de novembro de 2026, na página do Vestibular.
O gabarito definitivo, transcorrido o prazo para recurso, será disponibilizado na página do Vestibular no dia 25 de novembro de 2026.
A Lista dos Aprovados no Processo Seletivo será divulgada no dia 30 de novembro de 2026, às 15h, no Hall do Prédio 15 da UFN, no Conjunto III (Rua Duque de Caxias, nº 789, Santa Maria – RS), e às 16h, na página do Vestibular.
Para os candidatos de Medicina, o Desempenho Individual definitivo será disponibilizado pela UFN até as 18h do dia 25 de novembro de 2026, na página do Vestibular.
As matrículas podem ser realizadas de forma presencial ou digital:
Matrícula presencial nos dias 1º e 2 de dezembro de 2026, das 8h às 19h, na Central de Atendimento da UFN (Rua dos Andradas, nº 1614, Centro, Santa Maria – RS).
Você pode optar pela matrícula presencial ou on-line:
Os aprovados devem apresentar:
Obs.: todos os documentos em via original.
A Lista de Suplência geral (com todos os candidatos que não passaram na primeira chamada, mas estão aptos) será divulgada no dia 30 de novembro de 2026, a partir das 16h. Nesse mesmo horário, você também poderá consultar o seu Boletim de Desempenho Individual para saber sua posição exata.
A lista definitiva com os nomes dos candidatos convocados para o evento presencial e as diretrizes específicas (como o número de vagas remanescentes por curso) será publicada no dia 4 de dezembro de 2026, até as 13h30min, na página do Vestibular.
A chamada ocorrerá presencialmente no dia 7 de dezembro de 2026, no turno da tarde, no Salão de Atos da UFN (Rua dos Andradas, nº 1614, Centro, Santa Maria – RS).
As portas do Salão de Atos serão abertas às 13h e fechadas rigorosamente às 14h (horário de Brasília). Não será permitido o ingresso de ninguém após o fechamento das portas.
Assim que ingressarem no Salão, os candidatos (ou seus representantes) devem obrigatoriamente assinar a Ata de Presença. A participação na chamada é restrita a quem assinou este documento.
A chamada nominal terá início às 14h01min. Os nomes dos candidatos serão lidos em voz alta por até duas vezes, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação da Lista de Espera.
A manifestação deve ser imediata. O não comparecimento ou a falta de resposta imediata à convocação nominal resultará na perda definitiva da vaga.
Sim. Candidatos menores de idade devem ser representados por seus responsáveis legais. Além disso, a matrícula pode ser feita por um procurador devidamente constituído, utilizando os modelos fornecidos nos anexos dos editais.
É obrigatório estar munido de todos os documentos originais exigidos para a matrícula: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovantes de quitação eleitoral/militar e Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão.
Sim. Uma vez confirmada a presença e o interesse, o candidato habilitado será encaminhado imediatamente para a matrícula presencial, que ocorrerá até o limite das vagas ofertadas para o curso.
Isso significa que, pela sua posição na lista de suplência, você não foi chamado(a) para esta rodada presencial. No entanto, os editais preveem que, se as vagas não forem preenchidas após a Chamada Oral, novas chamadas podem ser convocadas posteriormente.
As aulas iniciam no primeiro semestre de 2027. O calendário institucional de 2027 será divulgado aos candidatos aprovados por meio do Guia Acadêmico 2027.
Inscrições 5 de outubro até 9 de novembro de 2026
Telefone e WhatsApp: (55) 3220-1200
E-mails: elo@ufn.edu.br / coperves@ufn.edu.br
Endereço:
Local da prova: Santa Maria/RS
Telefone e WhatsApp: (55) 3220-1200
E-mails: elo@ufn.edu.br / coperves@ufn.edu.br
Endereço:
Local da prova: Santa Maria/RS